Para modernizar o planejamento, Aneel abre tomada de subsídios 11/2021

Com o objetivo de receber propostas de modelos regulatórios voltados à inserção de recursos energéticos distribuídos (RED), a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) abriu a tomada de subsídios 11/2021. Em foco estão o armazenamento de energia, veículos elétricos e resposta da demanda, além de microrredes e usinas virtuais.

As contribuições serão recebidas através de formulário por 90 dias – de 24 de junho a 24 de setembro. O link para envio pode ser acessado aqui. O órgão espera receber dados e impressões de atores importantes, como consumidores e agentes do mercado. As informações devem auxiliar em futuras decisões acerca de tecnologias e inovações fomentadas pela era digital. Os documentos que servem de base para esta etapa podem ser acessados aqui.

De acordo com a Nota Técnica nº 0076/2021 – SRD do regulador, os RED podem remodelar a atual lógica de planejamento centralizado da expansão e operação de redes de distribuição, de forma a levar o consumidor ao centro da questão e elevar o nível de complexidade para a gestão do setor elétrico.

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
WhatsApp