Governo pretende lançar diretrizes do Programa Nacional do Hidrogênio

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) propôs em reunião elaborar as diretrizes para o Programa Nacional do Hidrogênio. As diretrizes, que serão publicadas em junho, serão elaboradas em cooperação com os Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Desenvolvimento Regional (MDR) e apoio da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), as diretrizes devem apresentar segurança, desenhos regulatórios e um arcabouço que permitam competitividade para o uso do hidrogênio em grande escala. O hidrogênio vem ganhando destaque como uma tecnologia que pode auxiliar na transição energética, como no armazenamento de energia.

O Brasil tem uma matriz energética diversificada e dominada por fontes renováveis de energia e é visto como uma futura potência na produção e exportação do hidrogênio “verde”.

O MME afirmou em nota que a economia do hidrogênio depende do desenvolvimento de infraestrutura para produção, armazenamento, transporte e distribuição do insumo, pelo lado da oferta. Em todos esses pontos, existem desafios tecnológicos e de organização a serem superados.

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter